Tema:
Violència contra a 3ª idade: asilados e condenados sem detenção em Salvador.
Problemática:
Em quais situações os asilos públicos e privados tornam-se objeto de condenação, de violência para os idosos contemporàneos em Salvador?
Objetivo geral:
Relatar os diferentes tipos de violência fisicas ou morais sofrida pelos idosos em alguns asilos públicos e/ou privados, visando demonstrar a violação a alguns preceitos de artigos presentes no Estatuto do Idoso no que tange a violação dos direitos das pessoas da terceira idade.
Objetivos especificos:
* Analisar os artigos do Estatuto do Idoso, principalmente àqueles que visam a fiscalização de entidades governamentais e não governamentais cuja finalidade é a proteção dos direitos dos idosos.
* Coletar dados sobre Conselhos do idoso, Vigilância Sanitária, Minitério Público e outros orgãos previstos em lei, que têm por finalidade tutelar os idosos.
*Comparar os asilos públicos e privados nos quesitos:
- alimentação
- saúde
- se o local está bem conservado e adequado para os idosos
- se há maus-tratos aos idosos
Justificativa
O tema violência contra o idoso é um assunto de extrema importância para todos os cidadãos, pois o Brasil a cada ano tende a aumentar a população dos "velhos" e diminuir a dos jovens, portanto proteger e zelar por um idoso é cuidar do futuro do nosso país. Porém, não é o que está ocorrendo nessa nação, muitos fazem descasos da situação, até aqueles que são por lei responsaveis pelos os idosos de forma direta; um bom exemplo desse descaso são os maus-tratos, o internamento em instituições deprimentes (asilos, "casas de repouso") e a exclusão social feita as pessoas da 3ª idade, quando não mais servem para contribuir como consumidor ativo para essa sociedade "democrática".
Nenhum comentário:
Postar um comentário